quinta-feira, 25 de abril de 2013

aulas de alemão

   Hallo pra vocês! Faz um belo tempo que não dou uma passada por aqui, mas tenho minhas justificativas. Desde meu último post não tive muitas novidades relevantes sobre o meu intercâmbio. Alguns jovens que vão para a Europa, mas não especificamente Alemanha, já tiveram o primeiro contato com seus clubes hospedeiros, ou ao menos descobriram o distrito. Entretanto, aqui estou, ainda sem nenhuma notícia sobre meu país hospedeiro.

   De qualquer maneira, há uma novidade sim, extremamente importante para mim. Ontem, sábado (02/03/2013), tive minha primeira aula de alemão! Yay! Contarei toda a minha trajetória até chegar neste dia.

   No início de janeiro, decidi que iria atrás de uma escola de alemão. Fiquei receosa de início, pois apesar de São Paulo ser muito grande, essa língua ainda não é muito difusa por aqui e, por isso, não sabia se encontraria um lugar bom para estudar. Obviamente, as escolas de línguas por aqui possuíam a opção do Alemão, mas minha vontade era de estudar em uma direcionada especificamente para esta língua. Foi graças a um blog de um brasileiro intercambista na Alemanha que encontrei o Instituto Berliner. Essa busca apenas me motivou a continuar escrevendo aqui no “blog”, já que eu posso ajudar alguém assim como o Gabriel (intercambista) me ajudou. De qualquer forma, entrei em contato com o Gabriel e ele falou super bem dessa escola. O melhor ainda era que ficava super perto de casa. Não hesitei em ir visitá-la depois dessa conversa.





  O Instituto Berliner dá aulas apenas de alemão, como eu queria. Foi com muita felicidade que fechei as aulas lá, depois de ter uma conversa com a diretora e professora Solange, que aliás, é muito simpática e prestativa. 

  Tive que esperar praticamente um mês para que as aulas começassem, mas enfim elas vieram, e eu não tenho outra maneira de descrever senão: simplesmente maravilhoso! Pelo primeiro contato que tive com essa língua, percebi que não será fácil, mas nada impossível. É preciso determinação e eu estou mais que preparada para enfrentar esse novo desafio. O alemão é extremamente belo ao meu ver. Nesta primeira aula aprendemos o básico de apresentação. Agora já sei como dizer meu nome aos outros! Se alguém lhe perguntar “Wie heißt du?” você deve responder com “Ich heiße (seu nome)”. A pergunta significa “Qual seu nome?” e a resposta fica por sua conta. 

  Algo que muito me intriga é a diferença fonética de algumas consoantes juntas. O “ch” juntos tem o som de um “r”, já o “sch” tem o som de um “x” e assim por diante. 

  Como eu disse,é um pouco complicado, mas com força de vontade é fácil de passar por isso! Espero que as próximas aulas sejam tão boas como essa que eu tive! 

    Tschüs! Auf Wiedersehen…



Um comentário:

  1. Pelo menos vc tem aula de alemão, e aulas de Dinamarquês que não existe em lugar nenhum? :((( É NÓIS NA EUROPA <3 hahahaha

    ResponderExcluir